domingo, 2 de abril de 2017

As necessidades de um bebê

Um bebê precisa de sossego.

Sossego é silêncio. O silêncio natural da casa, com seus ruídos costumeiros. Sossego é tempo. O tempo que levam suas experimentações. Respeitar esse tempo é deixar que a experimentação acabe em seu ciclo normal e é também não querer prolongá-la quando já não faz mais sentido.

Mas não pense que sossego seja isolamento! Sossego é também ter a segurança de que alguém está ali para o amparar. Sossego é saber que, por mais que seu corpinho em desenvolvimento não possa se locomover independentemente, há ali um corpo adulto que lhe empresta sua mobilidade.

Sossego também não é ausência de interação! Sossego é contar com o conforto de um corpo adulto que o embale, que o aqueça, que o faça sentir a pulsação da vida em pulmões e coração, como que dizendo "olha, é assim que se vive". Sossego é ter seus resmungos atendidos e seus sorrisos e olhares retribuídos.

Um bebê não precisa de estímulo. O mundo e seu próprio corpo já são estímulos suficientes! E extremamente cansativos... se você quiser proporcionar algo a um bebê, proporcione sossego.

Esse sossego atento, presente, prestativo, amoroso, humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário