quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

As relações trabalhistas e nossos resquícios escravocratas

Ontem fui ao clube e me informei sobre o procedimento pra cadastrar um acompanhante pra entrar com meu filho. Joaquim tem três anos, está prestes a ganhar um irmão, o verão está aí e preciso contar com pessoas pra levá-lo passear no clube, coisa que ele adora fazer.

Quando li o formulário e as regras, tudo dentro do previsto, mas confesso que gostaria de ter me espantado. Digo isso porque eu já esperava me deparar com alguns absurdos, mas isso não me isenta de um grande incômodo, uma certa indignação e a vontade de sair por aí perguntando pras pessoas "por quê?!?!?".


Ok, apresentar RG, básico. Agora, não utilizar piscina? Não tomar sol? Não utilizar traje de banho? Por que, por que, por quêêêêêê?!?!?! Essa pessoa vai levar meu filho ao clube principalmente pra brincar na piscina. Ela precisa utilizar a piscina. Não pra ficar lá folgadona enquanto eu pago o salário dela, mas porque ela está cuidando e fazendo companhia pra essa criança, precisa interagir, precisa entrar na água, enfim, precisa de liberdade de movimento, precisa se sentir à vontade pra desempenhar o papel de cuidadora. E nesse caso, o melhor é que esteja em traje de banho, como uma pessoa normal. E por que não poderia tomar sol? Qual o problema?!?!

Sério, gente, quero ver quem tem coragem de dizer o que eu acho que pensam quando fazem ou fazem cumprir regras desse tipo.

Eu me sentiria envergonhada, constrangida, se tivesse que orientar a babá a cumprir essas regras. Minha vontade é de orientar explicitamente a não cumprir, agindo de forma natural, fazendo o que precisar fazer para desempenhar bem sua função. Mas e aí, se vem aquele funcionário, todo cheio de razões, chamar a atenção da pessoa? Eu posso até ser a responsável e receber as penalidades, mas ali, na hora, quem vai passar o constrangimento de "ser colocada no seu devido lugar" é ela. Tenho o direito de expô-la a isso? Acho que é algo a se conversar de antemão, alertando-a do que pode acontecer e dizendo que temos sim o direito de questionar as regras e o dever de não ficarmos caladas diante do que achamos injusto ou sem sentido. Numa boa, sem briga e estando disposta a arcar com as consequências, sem que isso a humilhe, mas pelo contrário, estando segura de sua integridade ao não se deixar ser humilhada por regras escravocratas.

Poderíamos ir mais fundo e questionar a própria existência de um clube privado; poderíamos também nos resignar às regras, numa coisa de "se quer ser sócio é assim que funciona". Mas não. Meu instinto provocador não consegue se conformar a tal ponto. Posso até vir a deixar de frequentar o clube, mas não sem antes cutucar preconceitos, questionar regras antiquadas e usar a oportunidade para  repensar nossos valores, nossas atitudes. Ainda mais quando se trata dos exemplos que estamos dando às crianças.

Fico no aguardo de um BOM argumento que sustente essas regras. E enquanto ele não chegar, não as cumprirei. E também não vou abandonar a causa facilmente. Não vou me conformar que "ah, clube é assim mesmo, antro da burguesia"; Não, pessoal, eu devo isso a meus filhos. Não vou engolir esse pacote de preconceito e desrespeito.


terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Trilogia das águas

Você que me lê sabe que eu gosto de planejar as coisas. Pra mim é uma forma de fazer a experiência "render", já vivenciando antes algumas sensações, mergulhando devagar naquilo que está por vir. Mas tenho aprendido a me libertar dos planejamentos e tem sido fascinante viver o inesperado, reconhecer os planos ocultos e me entregar ao correr das águas.

Pois sim, as águas.

Nessa gestação do Jorge tive três encontros muito significativos com as águas. E foi no último que me dei conta dessa trilogia, ou seja, não foi planejada. Aconteceu. E uma das coisas lindas de quando as coisas acontecem naturalmente é que quando elas se revelam a gente solta aquele "ooohhhh" de admiração, espanto, maravilhamento.

O primeiro episódio eu já contei aqui. Foi um banho de cachoeira pra lá de especial, cheio de ritos de conexão com a natureza e com o feminino. Foi algo que eu desejei, que se mostrou e que eu agarrei. Porque a diferença entre planejar e deixar rolar, pra mim, é mais por aí. O deixar rolar não é algo solto, desconexo. Deixar rolar é enviar intenções e estar atento aos desenrolares, fluindo junto, agindo junto. Planejar estaria mais para algo que sentenciamos e "forçamos" a acontecer... por isso tem um alto risco de acabar em frustração. Afinal, por mais força que tenhamos, não somos mais fortes que o fluxo da Vida; não temos como saber de antemão os meandros por onde ele vai nos levar...


O segundo episódio da trilogia veio no embalo do primeiro. Foi um banho Hammam, o tradicional banho turco, que é composto por banho de vapor (ou sauna úmida cá pra nós, mas que eu não fiz porque não é indicado na gestação), banho de imersão (ah, nesse eu me esbaldei! Fiquei lá de moooooolho, sentindo a leveza da barriga boiando) e banho de espuma, que é aplicado por uma terapeuta e inclui uma esfoliação, a espuma e uma massagem. Coisa dos deuses! Digo que veio no embalo do primeiro porque antes do banho de cachoeira, minha intenção era fazer um Hammam, aí surgiu a cachoeira e ela me levou, mas quando contei a história, a minha amiga Marina, que tem o único SPA no Brasil que oferece banho Hammam, o Azahar SPA, me presenteou com esse banho! Mais do que isso: presenteou a mim e ao PC (marido) com o banho e com a companhia dela e do marido. Coisa linda demais passar uma tarde com esses amigos queridos, em puro deleite, cuidado e alegria! O coração transborda de gratidão e merecimento...





E o terceiro episódio foi uma sessão de Watsu! Quem me recomendou e colocou em contato com a terapeuta foi minha doula. Eu nunca tinha feito e nem sabia como era, mas fui porque sabia que era bom, rs... e como foi! A sessão dura uma hora, numa piscina quentinha, de olhos fechados, sem tocar os pés no chão, como o corpo completamente entregue aos braços da terapeuta. Se quiser saber mais, faça! Nem sei "pra que que serve", só sei que é uma sensação maravilhosa de entrega, leveza e de estar sendo cuidada e amparada.

(essa imagem é do Google, rs... só pra ilustrar)

E agora no final, quando a trilogia se apresentou, percebi que uma mãe terra gestando um filho fogo precisaria mesmo do amparo das águas... fazer-me barro para então deixar-me queimar, na eterna transmutação alquímica da Vida.




quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Relato de pré parto

Já faz um pouco mais de duas semanas que estou em "trabalho de parto". Calma, rs... as aspas justificam-se. É que desde que estava na 37a. semana de gestação comecei a preparar o cenário, o figurino, a iluminação, a sonoplastia... até o roteiro para o tal do grande dia! E dá trabalho, né? Desde então muitos ajustes já precisaram ser feitos e a cada dia que passa um detalhe é adicionado. E parece que se eu viver toda uma vida pra esse preparativo, sempre terá alguma coisa a ser mexida, adicionada, repensada, transformada.

Tem sido bem interessante e um tanto quanto intenso. Muito, muito trabalho interior. Muitas descobertas de recônditos escondidos de minh´alma. Fico pensando nas coisas que vou escrever sobre esse parto. Fico pensando em como vou contar, que tom vou dar, que cores vou usar. E me pego num sentimento de que as experiências só são completas pra mim quando escrevo sobre elas. Ora pois, o que estou esperando então?! Vou começar já a contar o que está se passando por aqui!

Mas inevitavelmente penso "e se for uma cesárea?!". O primeiro reflexo é pensar que se for uma cesárea terá sido um fracasso de tudo o que eu quero contar. Por que eu vou contar toda orgulhosa sobre os insights que tive, se "no fim não deu certo"?! Tá, tá bom. Se eu sair dessa inteira o suficiente pra contar alguma coisa, terá dado certo. Tá, tá bom, o que importa é que mãe e bebê estejam bem. Eu sei, eu já passei por isso. Eu já passei por um sonho de parto natural que acabou numa cesárea que acabou bem.

Não que eu estar bem e meu filho estar bem sejam um prêmio de consolação. Longe disso. Não é um consolo, é um objetivo. Estarmos bem. Então não terá dado errado. E poderei falar tranquilamente dos meus insights pré-parto, rs...

Ao mesmo tempo parece que os "aprendizados" que venho tendo só serão validados se o desfecho for do jeito que eu quero. Algo como, ok, eu até deixo a vida me ensinar, mas eu tenho que criar um sistema de avaliação e indicadores quali-quantitativos pra verificar se aprendi mesmo!

E agora?

Tenho ouvido tanto sobre isso nos últimos anos. Sobre a importância de descondicionar, de abrir mão do controle (ou da ilusão do controle), de olhar e sentir o agora, de agir conforme o agora e não conforme regras e métodos pré-estabelecidos. Isso é tão fundamental ao lidar com crianças pequenas! Desde o parto... ah, o parto!

Não quero que o parto transforme-se num indicador. Mesmo porque, se acontecer de ser um parto natural, será esse meu diploma?! Vou sair por aí dizendo "olha, é importante descondicionar, abrir mão do controle, viver o agora", com um carimbo "parto natural" embaixo?! Não dá, né?

Então falo agora, com ou sem parto, com ou sem cesárea: é importante descondicionar, abrir mão do controle, viver o agora! E quem sou eu pra dizer isso? Qual é meu currículo? Quais são meus diplomas? Poderia dizer que minhas cicatrizes são meus diplomas. Poderia dizer que minha vida é meu currículo. Mas pra quê? Que importância isso tem? Por que eu preciso ter - e provar - credibilidade pra você?

Eu não quero provar nada pra ninguém. Eu não quero ser exemplo de nada. Não mesmo.

Eu quero que minha vida interesse a você assim como qualquer vida deveria interessar a qualquer ser vivo. Eu conto da minha vida pra me ouvir contando. Porque eu gosto, porque quando me ouço, cresço. E conto também pra quem sabe ter com quem conversar, e conhecer novas vidas e novas faces dessas vidas. Porque isso me fascina.

A Vida me fascina, me encanta, me surpreende, me entretém, me dá ideias, me cria hipóteses, me faz testá-las. E como é bom fazer isso com a seriedade e o descompromisso de uma criança. Enquanto alguém paga minhas contas. Mas o que tem a ver uma coisa com a outra?! Estou chegando perto disso também... desse tabu de não trabalhar, dessa sensação de que o trabalho é sagrado demais pra ser trocado por dinheiro. Eita! Quanta coisa foi aparecendo enquanto fui escrevendo!!!

Mas por enquanto vou ficando por aqui... com essa questão do trabalho pairando no ar. O trabalho, que abriu esse texto e que o fecha.

Por enquanto.