sexta-feira, 3 de abril de 2015

Nossa primeira festa de aniversário!

Quando Joaquim fez um ano fizemos uma festa modesta. Um jantar no próprio dia, durante a semana, com poucas pessoas. Foi muito especial, foi bonito, foi suave. Acho que combinou com a comemoração de um ano.

Agora, com dois anos, deu vontade de fazer uma festa, de ver bastante criança, enfeitar a casa.

Escolhemos a casa da vovó Cris e do vovô Ed, que tem um quintal muito especial. Não deu pra escapar das águas de março e a castigada grama virou um woodstock infantil... um sucesso!

Teve até piscina de bolinhas! Teve até fotógrafo profissional!

(o Fábio, ou Fabinho, como sempre o chamei, é amigo de longa data. Nos conhecemos quando ele começou a namorar minha amiga Gisele, lá pelos idos do extinto "primeiro colegial". O namoro firmou, eles casaram e veio o Matheus, que nasceu no mesmo dia do Joaquim, ou melhor, o Joaquim nasceu no mesmo dia dele, mas três anos depois!)

Teve comidinhas simples: torta de liquidificador, milho cozido, salgadinhos encomendados pra facilitar a vida. Tudo vegetariano!


E teve também descartáveis chiquérrimos que trouxemos da Holanda, garimpados pela tia Ana, que dá um jeito de se fazer presente, até quando está do outro lado do oceano! (sobre descartáveis podemos conversar outra hora, rs...)

Os convidados levaram frutas e sucos, sem açúcar. Aliás, esse não foi convidado.

O docinho era de tapioca com leite de coco e geleia de morango sem açúcar (aquela da Queensberry, sabe?). Foi invenção minha, que depois o Paulo Cesar batizou: Nuvem de Tapioca com Lambidas de Geleia! Um toque gourmetizador, rs...


O bolo, ou melhor os bolos, eram de banana, com uva passa, aveia, linhaça, castanha do pará e avelã. Sim, vegano e sem açúcar. O convidado do mal continuou de fora (não tenho nada contra leite e ovo, mas gosto de maneirar. Do mal mesmo só o pó branco... mesmo quando vem disfarçado de marrom...).

Chegamos de viagem na segunda-feira pra fazer a festa acontecer no sábado, ou seja, corrido! Não tive tempo de ir atrás de grandes produções, mas pra deixar os bolos mais "apresentáveis" polvilhei cacau em pó e joguei umas bolinhas de flocos de arroz, ideia que tive no dia da festa, na hora de sair de casa com toda a tralha! Foi só pra enfeitar mesmo, afinal, festa precisa de enfeite! E enfeite não precisa ser de açúcar nem ter corante... e também não precisa dar muito trabalho.

Dois anos, dois bolos! Não foi de caso pensado, é que eu só tinha essas duas formas mesmo, rs... as velas também apareceram literalmente na última hora, reaproveitadas do aniversário do vovô Ed. Eu não queria o número 2, encanei que queria as duas unidades.

Pra criançada se divertir, fora a piscina de bolinhas, tinha uma parede forrada com papel e caixinhas de giz de cera.




Tinha muita bola, carrinhos, caminhões.


As meninas levaram suas bonecas, como que se preparando pra vida de mãe que sai com o filho pendurado... mas teve muito pai disposto a ajudar!






Na decoração bolonas de papel de seda que a vovó Cris fez. Eu tinha planejado mais coisa, mas a chuva e o cronograma apertado não deixaram... fica pra próxima.




Agradeço demais a todos que foram! Agradeço à minha mãe e ao Edmilson por terem cedido a casa e o fim de semana, trabalhando com alegria antes, durante e depois da festa!

Peço desculpa aos amigos que não pudemos convidar, pois o espaço era limitado e tivemos que priorizar as famílias com crianças, afinal, foi uma festa de criança e pra criança, mas nisso um monte de amigo super querido acabou ficando de fora... a próxima festa será pra vocês!


De qualquer forma, aquele convite que fiz no começo do ano, para que os amigos nos visitem mais, continua de pé! Festa é muito bom, mas em festa a gente não fica junto de fato. Deu mais saudade de cada pessoa que foi, deu mais vontade de estar junto, de conversar, sem pressa. Como faz?

Precisa de atenção, precisa de energia, precisa romper a inércia, precisa até ser um pouco cara de pau. Parece que a gente anda com muito receio de incomodar o outro, quando na verdade seria um grande agrado. Pra fazer uma visita inventamos que tem que mandar uma mensagem, um email, fazer um telefonema, combinar com três meses de antecedência. Chega disso! Colaê!

Outra coisa que pensei, agora filosofando a festa: acho que festa dá tanto trabalho e é tão cansativa porque temos cada vez menos amigos "de casa". Aquele amigo que abre a geladeira e se vira, que sabe onde tem mais copo, que sabe onde fica o pano de chão. Juntando isso ao fato de que geralmente estamos já tão cansados da rotina normal da semana que quando tem uma festa queremos simplesmente usufruir, não queremos "compromisso" e achamos o máximo ter uma comidinha boa pronta e não ter que lavar a louça.

Pra primeira constatação, façamos mais amigos "de casa"; sejamos mais amigos "de casa". Vamos fazer com que as pessoas se sintam à vontade nas nossas casas! E pra exercitar isso basta ter mais amigos em casa ;)

Já pra segunda, talvez não seja tão fácil, mas precisamos de semanas menos cansativas. Precisamos nos doar menos pro trabalho e mais pras relações com as pessoas queridas. Que tal ao invés de trabalhar pra pagar o buffet, trabalhar menos durante a semana e ter disposição pra fazer uma festa? E ter disposição pra ajudar a amiga a fazer a festa?

Eu sonho com festas colaborativas, festas comunitárias, festas orgânicas, festas autogeridas!

Em tempo: isso aqui não é indireta nem direta pra ninguém! São reflexões pessoais que gosto de compartilhar. Sinto em mim a necessidade de sair um pouco do controle, de abrir mão de algumas expectativas, abrindo assim espaço para que a participação ocorra.

Nessa festa considero que dei um ou dois passos importantes e facilitou demais não ser na minha casa, rs... ah, apego! Mas quero abrir mais as portas da minha casa. Quero por em prática essas constatações, quero ter mais amigos "de casa". Vem?

2 comentários:

  1. Eu vou! Aproveito pra dizer que amei a foto do Davi comendo milho!!!! Gratidão imensa pelo convite! Quero ir nessa semana conversar sobre a escola e ainda brincar bastante com eles! beijo da Le e do Davi. AMAMOS a festa e espero de coração que voce sinta de nos receber essa semana na sua casa, abraços apertados

    ResponderExcluir
  2. Oi! Estou devorando seus blogs e me apaixonando cada vez mais por suas palavras e por sua forma de maternar! Valeu, crochet! ehehheheheh Grande abraço!

    ResponderExcluir