quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Comida industrializada para criança

Eu sou adepta do "faça em casa", sou adepta de alimentos com baixo teor de publicidade (Infância Livre de Consumismo!), mas também sou adepta da sanidade mental das mães e sei que tem hora em que tudo o que a gente quer/precisa é abrir um potinho e dar uma colherada pra criança. Principalmente viajando, se hospedando ou visitando casas de pessoas que não tem hábitos parecidos com os nossos. Ou naquele dia em que estamos absurdamente cansadas, não deu tempo de fazer compra, essas coisas. Você, mãe, sei que me entende.

Pois bem, mas nada disso é pretexto pra eu dar pro meu filho porcarias quaisquer. Ele ainda não tem 2 anos, então por enquanto é açúcar zero. Também não admito glutamato monossódico e outros pozinhos com nomes compostos e origens duvidosas (não me pergunte por que... estou sem tempo pra pesquisar decentemente e dar uma resposta com embasamento científico, rs...). Isso já restringe muito as possibilidades industrializadas, e é justamente por isso que resolvi compartilhar meus achados.

Não tenho nenhum vínculo com as empresas que citarei e não recebo pela propaganda (embora eu ache que deveria, rs...). Mas vamos ao que interessa:

Queensberry
Dei pulos de alegria quando descobri as geleias sem açúcar e os smoothies, também sem açúcar, da Queensberry. Sem falar nas garrafinhas de vidro que são as coisas mais fofas e que coleciono pra guardar temperos =D


  • 100% Fruta: sem adição de açúcar
  • 100% Natural: sem conservantescorantes e aromatizantes

Do Bem
Os sucos com embalagens bem humoradas já me ganharam pelo rótulo. Quando li a lista de ingredientes, quase chorei de emoção e enviei boas ondas de gratidão aos "jovens cansados da mesmice" que os produzem! Coisas como 'Laranja, laranja e mais nada' e 'Água, suco de abacaxi e hortelã. É possível!' você encontra na descrição dos produtos. Segue o site, muito bem feito, é lógico ;) Do Bem

Pesquisando a imagem pro post achei uma avaliação interessante do site Fechando o Zíper.


Mãe Terra
Bom, aqui tem muita, muita coisa pra mãe moderna e natureba cuidar de seus filhotes. Queria destacar alguns itens:

- Sopinha Madá: não é a oitava maravilha do mundo, mas é uma mão na roda pra uma papinha salgada express. O Fechando o Zíper alerta pra quantidade absurda de sódio :( e outros detalhes. Pra mim fica com o status de "use em caso de emergência". E quando preciso, uso mesmo, sem peso na consciência. Fazemos sempre o melhor que podemos, não é verdade?


- Salgadinhos Sabuguinho, Pitzo e Ceboloko: com ingredientes orgânicos e "sem pozinhos artificiais", segundo o fabricante. O Fechando o Zíper (eita povo cri cri, rs...) alerta pra alta quantidade de gordura e sódio. Eles também questionam a coisa dos pozinhos artificiais, mas pra mim tá ok. Um ótimo companheiro nas viagens, naquela hora em que a cadeirinha parece ter espinho e o destino final não chega nunca!



- Flocos de milho: a única marca que encontrei sem açúcar (tem o sem açúcar e o com açúcar mascavo, atenção! Inclusive a foto abaixo é da embalagem com açúcar, que não é a que eu uso, mas foi a que encontrei pra ilustrar). Na embalagem não fala, mas a empresa tem um compromisso de não utilizar ingredientes transgênicos, então estou confiando nisso. O Joaquim adora no mingau!


Da Mãe Terra eu gosto muito também do Trato Mix e Trato Trio, ficam ótimos no mingau (que faço com água, sem leite, diga-se de passagem). Só me decepcionei com a granola, pois todas tem açúcar :( ah, e o macarrão instantâneo eu não gosto... acho a massa integral muito fibrosa... mas aí já é de gosto.

Tem uma linha grande de produtos, vale dar uma olhada: Mãe Terra.

Jasmine
A única granola "de marca" sem açúcar que eu achei! Tem vários tipos, tem que ler o rótulo. Mais uma vez o Fechando o Zíper ajuda a usar com moderação... Também coloco no mingau, pra dar uma variada (deu pra perceber que a gente gosta bastante de mingau por aqui, né? rs...).


No site da Jasmine vi que eles tem uma linha de produtos infantis, mas nunca vi nos mercados aqui da província... se alguém usa ou já usou, me conta!


Atenção sempre!
Não basta ler as "chamadas de capa", tem que correr pras letras miúdas e destrinchar a lista de ingredientes. Por enquanto ainda confio nos fabricantes... mas confio desconfiando, porque vira e mexe estoura uma fraude, então justamente por isso uso os industrializados com MUITA parcimônia.

Preços
O que é bom custa caro. Pelo menos em termos de produto. Mais um ponto a favor de usar de vez em quando.



E você, tem alguma dica de um grande achado nas prateleiras dos supermercados?!



Nenhum comentário:

Postar um comentário