quinta-feira, 4 de agosto de 2011

IX - Nadando com as orcas

Outro dia tive um sonho bastante perturbador, bastante revelador. Eu estava nadando no mar, alto mar (não me pergunte como cheguei lá, rs...), com mais alguém que não me lembro quem, quando aparece um "cardume" de orcas. Lembro da sensação de medo, de perigo, afinal, eram "baleias assassinas"! A pessoa que estava comigo disse: "se você ficar quieta elas não farão nada". E assim foi. Fiquei lá, boiando com orcas passando tranquilamente debaixo de mim e ao meu lado, até que foram embora e eu acordei.

Todo mundo sabe que as orcas não são nem baleias e nem "assassinas", mas que devem assustar, ah isso devem! Não faço ideia se numa situação real o conselho da sábia pessoa que estava comigo funcionaria, ou mesmo se seria necessário. Mas o que importa é a mensagem que eu recebi com esse sonho: em determinadas situações de perigo (no sonho eu tinha essa sensação... é diferente de outro tipo de sonho, no qual se brinca despretensiosamente com algo que deveria ser perigoso, mas no sonho não é), o melhor é ser discreto e esperar passar. Óbvio, né? Adianta se meter a valentona contra um bicho de nove toneladas?! (fui ao Google, hehe). O mais provável é mesmo que ele, com toda sua magnitude, com toda a tranquilidade de ser topo de cadeia alimentar, nem note a sua ínfima e desprezível presença e ainda te contemple com uma visão arrebatadora!

Imagina só! Baleias (ops, não são baleias!) nadando à sua volta! É uma cena pra guardar para o resto da vida e contar pra todo mundo, no mínimo! E se eu me assustasse?! E se eu me debatesse?! Bem provável que alguma delas me engolisse sem fazer esforço e aí... bem, e aí "acabou eu"... ninguém vai ouvir a história... a minha história já era...

Outra reflexão que vem junto é saber identificar os perigos, pois diferentes ameaças pedem diferentes reações. Não dá pra aplicar esse aprendizado com as orcas no caso de um incêndio, por exemplo. Aí o melhor é sair correndo mesmo (fugir), tentar apagar se for o caso (enfrentar)... o que não pode é ficar hipnotizada, achando aquilo tudo lindo!

E como fazer para identificar os perigos, saber como agir?! Aguçar a intuição! Ouvir, farejar, sentir...